Muitos dos fatores de risco para a infertilidade masculina e feminina são os mesmos:
IDADE
A fertilidade de uma mulher diminui gradualmente com a idade, principalmente após os 35 anos. A infertilidade em mulheres mais velhas pode estar associada ao número, mas, principalmente, à qualidade dos óvulos, ou, ainda a problemas de saúde que afetam a fertilidade. Homens com mais de 50 anos também apresentam mais frequentemente alterações no espermograma.
USO DO TABACO
Fumar tabaco ou maconha reduz a probabilidade de gravidez. Fumar também reduz os possíveis benefícios do tratamento de fertilidade. Os abortos são mais frequentes em mulheres que fumam. Fumar pode aumentar o risco de disfunção erétil e aumenta o estresse oxidativo aos espermatozoides.
USO DO ÁLCOOL
Para as mulheres, não há nível seguro de uso de álcool durante a concepção ou a gravidez. Deve-se evitar o álcool quando se está planejando engravidar. O uso do álcool aumenta o risco de defeitos congênitos e pode contribuir para a infertilidade. Para os homens, o uso abusivo de álcool pode alterar os parâmetros de qualidade do espermograma.
ESTAR ACIMA DO PESO
Entre as mulheres, o estilo de vida sedentário e o excesso de peso podem aumentar o risco de infertilidade. A contagem de espermatozoides de um homem também pode ser afetada se ele estiver acima do peso.
ESTAR ABAIXO DO PESO
Mulheres com distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, e mulheres que seguem dietas muito restritivas podem apresentar problemas ovulatórios.