TOP_FATORES DE RISCO.jpg

FATORES DE RISCO

Muitos dos fatores de risco para a infertilidade masculina e feminina são os mesmos:

IDADE

A fertilidade de uma mulher diminui gradualmente com a idade, principalmente após os 35 anos. A infertilidade em mulheres mais velhas pode estar associada ao número, mas, principalmente, à qualidade dos óvulos, ou, ainda a problemas de saúde que afetam a fertilidade. Homens com mais de 50 anos também apresentam mais frequentemente alterações no espermograma.

USO DO TABACO

Fumar tabaco ou maconha reduz a probabilidade de gravidez. Fumar também reduz os possíveis benefícios do tratamento de fertilidade. Os abortos são mais frequentes em mulheres que fumam. Fumar pode aumentar o risco de disfunção erétil e aumenta o estresse oxidativo aos espermatozoides.

USO DO ÁLCOOL

Para as mulheres, não há nível seguro de uso de álcool durante a concepção ou a gravidez. Deve-se evitar o álcool quando se está planejando engravidar. O uso do álcool aumenta o risco de defeitos congênitos e pode contribuir para a infertilidade. Para os homens, o uso abusivo de álcool pode alterar os parâmetros de qualidade do espermograma.

ESTAR ACIMA DO PESO

Entre as mulheres, o estilo de vida sedentário e o excesso de peso podem aumentar o risco de infertilidade. A contagem de espermatozoides de um homem também pode ser afetada se ele estiver acima do peso.

ESTAR ABAIXO DO PESO

Mulheres com distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, e mulheres que seguem dietas muito restritivas podem apresentar problemas ovulatórios.

Casal apaixonado